Páginas

Twitter Widget

VOTE!

Quem sou eu

Minha foto
Sou Valéria Cristina. Tenho licenciatura em Ciências Sociais - Sociologia. Extensão em Mídias na Educação - UFRJ Também sou O.T. (Orientadora Tecnológica).

Noticias do Noroeste Fluminense

Siga @val_ot

UOL Tecnologia - Dicas - RSS

Seguidores

O GLOBO » Tecnologia

Blogs SUPERINTERESSANTE - Ciência Maluca

Apresentação

O objetivo desse blog é partilhar nossas experiências do ambiente acadêmico com a comunidade onde está inserida a unidade escolar, assim como entre nossos educadores e educandos. Sendo, portanto, ambiente de interação e divulgação. Ainda pretendemos que seja um ambiente para atualização da informação e conhecimento.

Privacidade

Aos que não se sentirem à vontade com exibição de alguma imagem, favor contactar para que a mesma seja removida.

Aqueles que quiserem observar as fotos em tamanho maior, cliquem em cima destas.




segunda-feira, 5 de abril de 2010

Seeduc e Michelin lançam jogo virtual de educação no trânsito

Seeduc e Michelin lançam jogo virtual de educação no trânsito

Por Fernanda Valles

A Seeduc e a Michelin lançaram nesta segunda-feira, 5/04, no Centro Interescolar Estadual Miécimo Silva, em Campo Grande, a versão virtual do jogo educativo “Na Pista do Melhor Caminho". Estiveram presentes a subsecretária de Comunicação e Projetos da Seeduc, Delânia Cavalcante, o subsecretário de Gestão e Infraestrutura da Seeduc, Sergio Mendes, a coordenadora de Educação de Trânsito do Detran, Janete Bloise, e o Presidente da Michelin América do Sul, Jean-Philippe Ollier.


De acordo com Delânia Cavalcante, os alunos irão encontrar no jogo questões que também podem ser discutidas nas aulas de História, Geografia e Português.


- Assistimos hoje aqui mais uma parceria muito bem sucedida entre o governo e a iniciativa privada. Acreditamos que as novas tecnologias, se bem utilizadas, podem servir para trazem o bem para as pessoas. Com este jogo, o aluno vai aprender a ser melhor pedestre, motorista e cidadão.

Inicialmente vão ser capacitados Orientadores Tecnológicos (OTs) das 55 escolas estaduais selecionadas para o projeto-piloto, que irão sensibilizar aproximadamente 50 mil estudantes a partir de maio. Em junho, estarão nos sites Conexão Aluno (http://www.conexaoaluno.rj.gov.br), Conexão Professor (http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br) e da Michelin (http://www.michelin.com.br), os jogos com os tutoriais disponíveis para dowload, não só por todas as escolas estaduais, mas também para toda a população. Em setembro, na Semana Nacional do Trânsito, está previsto um torneio entre os colégios participantes da rede.

Segundo Janete Bloise, a Organização Mundial de Saúde tem chamado atenção para o trânsito como principal causa de morte entre os jovens.


- Nos últimos anos, cerca de 90 adolescentes, de 13 a 18 anos, morreram em razão de acidentes de trânsito no Rio de Janeiro. Por isso joguem, aprendam e levem este conhecimento para dentro de suas casas e também para suas comunidades.

O jogo “Na Pista do Melhor Caminho” foi idealizado em 2008, inicialmente no formato de tabuleiro, e transformado em jogo virtual para atingir um público maior de jovens. O projeto tem como alvo os estudantes do Ensino Médio, com o objetivo de reforçar os conhecimentos sobre normas, riscos e dispositivos de segurança no trânsito para aqueles que estão prestes a obter suas carteiras de motorista.

Para o presidente da Michelin, o lançamento do jogo é extremamente importante para a empresa.


- Procuramos sempre contribuir para melhorar a segurança no trânsito, e acreditamos que a maneira mais eficiente de se fazer isso é educar as pessoas.

Desde o dia 22 de março, alunos do 1º ao 3º ano do C.I. Miécimo da Silva estão jogando “Na Pista do Melhor Caminho” nos computadores da escola para acumular pontos. Hoje, os estudantes com as dez maiores pontuações disputaram a final e os cinco vencedores ganharam um passeio por três pontos turísticos presentes no mapa do jogo: Corcovado, Pão de Açúcar e Jardim Botânico, além de um almoço

O aluno Ricardo Medeiros, de 18 anos, que ficou em 3º. lugar na disputa, pretende tirar a carteira de motorista este ano, e acredita que o jogo vai lhe ajudar a ser um melhor condutor.


- O principal no jogo é ter prudência.

Primeiro lugar no concurso, Fellipe Machado, 16 anos, ficou feliz em visitar virtualmente um treino do seu time de coração, Flamengo.


- Não é tão difícil o jogo, é bastante dinâmico. Mas precisei pesquisar bastante conhecimento de trânsito para fazer uma boa pontuação.

http://www.educacao.rj.gov.br/index5.aspx?tipo=categ&idcategoria=638&idItem=4170&idsecao=13

0 comentários:

Postar um comentário