Twitter Widget
Quem sou eu
- Valeria
- Sou Valéria Cristina. Tenho licenciatura em Ciências Sociais - Sociologia. Extensão em Mídias na Educação - UFRJ Também sou O.T. (Orientadora Tecnológica).
Noticias do Noroeste Fluminense
Siga @val_ot
UOL Tecnologia - Dicas - RSS
Lista de links
Seguidores
O GLOBO » Tecnologia
Blogs SUPERINTERESSANTE - Ciência Maluca
Minha lista de blogs
-
-
-
-
-
Mudamos de CasaHá 8 anos
-
-
-
-
CONVITEHá 12 anos
-
Comunicado!Há 13 anos
-
-
-
Colégio Curso ProsperHá 14 anos
-
Arquivo do blog
-
▼
2010
(73)
-
▼
junho
(11)
- Professora Osmânia trabalhando o Projeto PDE de Lí...
- Sem título
- Alunos apresentando trabalho da professora Tide.
- PROJETO DE LEITURA PDE — 2010
- Trabalho sobre a Copa do Mundo – professora Maria ...
- Dedicação das professoras Osmânia e Natália, prepa...
- Mais um belíssimo trabalho da professora de Artes,...
- Premiação do Geração Futuro no Norte-Noroeste Flum...
- Nossa escola em visita ao Planetário, na cidade do...
- Nossa escola em visita ao Planetário, na cidade do...
-
▼
junho
(11)
Apresentação
O objetivo desse blog é partilhar nossas experiências do ambiente acadêmico com a comunidade onde está inserida a unidade escolar, assim como entre nossos educadores e educandos. Sendo, portanto, ambiente de interação e divulgação. Ainda pretendemos que seja um ambiente para atualização da informação e conhecimento.
Privacidade
Aos que não se sentirem à vontade com exibição de alguma imagem, favor contactar para que a mesma seja removida.
Aqueles que quiserem observar as fotos em tamanho maior, cliquem em cima destas.
terça-feira, 22 de junho de 2010
PROJETO DE LEITURA PDE — 2010
terça-feira, junho 22, 2010 |
Postado por
Valeria |
Editar postagem
PROJETO DE LEITURA
PDE — 2010
O Ensino da Língua Portuguesa com ênfase
na aquisição de estratégias de leitura.
COLÉGIO ESTADUAL ROTARY
Professoras:Osmânia - Simone - Maria Joelma - Natalia
Coordenação Pedagógica: Darciléa
Direção: Marilda e Simone
Cartaz de Abertura
Caro(a) aluno(a),
Seja bem-vindo ao Projeto de Leitura – PDE.
Você escolheu ler, logo vai alçar um vôo...
Voará no mundo das percepções:
Voará no tempo, uma história interminável.
Voará ainda, conquistando sua visão de mundo.
Aproveite seu vôo dedicando-se aos trabalhos propostos.
Feliz caminhada...
Desejamos que você faça grandes descobertas!!!
Capacitação
Professores de Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano.
Estratégia: Concentrar esforço na disciplina Português que apresenta índice mais baixo de desempenho.
Meta: Implementar um programa de atividades que favoreçam a melhoria do processo de ensino aprendizagem do 6º ao 9º ano.
Conteúdo: Novas Estratégias de Ensinar Língua Portuguesa e Como Desenvolver Oficina de Leitura.
Carga horária de oito horas – dividida em dois sábados.
OFICINAS DE LEITURA:
I - Ler: Uma ação que liberta!
Livro: “Açúcar Amargo – autor: Luiz Puntel – E. Ática.
II - Diálogo: Uma ação que une!
Livro:“Manobra Radical” – autora: Edith Modesto – E. Ática.
III - Poesia: Uma Reflexão - interagindo linguagens.
Textos poéticos, músicas, imagens, descrição, narração etc.
IV – Livros: Leitura livros série vagalume – Editora Ática.
V - Textos: Um circuito de significados!
VI - Dramatização: Uma Proposta de Expressividade!
Propostas para a Sala de Leitura:
II - Um mural menor: coberto com jornal, com contorno em cartolina, enfeitado com número para fixar concursos de:
Frases de incentivo à leitura;
Recontagem do livro em uma página;
Poesias.
III - Um mural maior: coberto com jornal, com contorno em cartolina, enfeitado com dominó para fixar:
Cantinho das possibilidades: Quem quer comprar um livro?
Atividade: O aluno pesquisa nos catálogos e se encontrar um livro que o interessa preenche a ficha coloca na caixinha de fichas)
Cantinho da Leitura.
Atividade: Se o aluno lê um livro e considera muito bom, ele o sugere para que os seus colegas o leia também .
Caixinha com fichas de cartolina colorida para fixar no mural.após preenchê-la por fora (com nome e autor do livro e nome e turma do aluno) e um breve relato sobre o valor do livro.
Tenha um livro ao seu alcance,
Novo ou velho – alfarrábios.
O saber é délivrance.
Ler é conversar com os sábios.
Renaud Boechat – Poeta Itaperunense
Vocabulário:
“Alfarrábios” (do latim Alpharabus) – significa aos farrapos.
Se você leu um livro e gostou.
Não fique aí parado... Pensando!!!
Sugira o livro para o seu colega.
Como fazer?
Pegue um cartão.
Coloque o nome e o autor do livro.
Explique porque você sugere a leitura do livro.
Fixe o cartão no mural.
Olá, alunos e alunas do Projeto de Leitura.
Estamos contando com a participação de todos.
Sejam criativos
Escrevam uma frase incentivando
às pessoas a adquirirem o hábito de LER.
Afinal, é a LEITURA que abre as portas do saber!!!
Use a imaginação...
Escolha um tema e recrie a realidade.
Escreva versos carregados de significados!
Alce seu vôo!!!
Escreva um poema fantástico e concorra!!!
Sabe aquele livro que você leu e guardou a história na memória?
Ele pode ser recontado por você.
Então, não perca tempo!
Faça um resumo e concorra com seus colegas.
Esse momento jamais será esquecido.
Boa sorte!!!
Professoras: Osmânia - Simone - Maria Joelma – Natalia
PDE — 2010
O Ensino da Língua Portuguesa com ênfase
na aquisição de estratégias de leitura.
COLÉGIO ESTADUAL ROTARY
Professoras:Osmânia - Simone - Maria Joelma - Natalia
Coordenação Pedagógica: Darciléa
Direção: Marilda e Simone
Cartaz de Abertura
Caro(a) aluno(a),
Seja bem-vindo ao Projeto de Leitura – PDE.
Você escolheu ler, logo vai alçar um vôo...
Voará no mundo das percepções:
Voará no tempo, uma história interminável.
Voará ainda, conquistando sua visão de mundo.
Aproveite seu vôo dedicando-se aos trabalhos propostos.
Feliz caminhada...
Desejamos que você faça grandes descobertas!!!
Capacitação
Professores de Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano.
Estratégia: Concentrar esforço na disciplina Português que apresenta índice mais baixo de desempenho.
Meta: Implementar um programa de atividades que favoreçam a melhoria do processo de ensino aprendizagem do 6º ao 9º ano.
Conteúdo: Novas Estratégias de Ensinar Língua Portuguesa e Como Desenvolver Oficina de Leitura.
Carga horária de oito horas – dividida em dois sábados.
OFICINAS DE LEITURA:
I - Ler: Uma ação que liberta!
Livro: “Açúcar Amargo – autor: Luiz Puntel – E. Ática.
II - Diálogo: Uma ação que une!
Livro:“Manobra Radical” – autora: Edith Modesto – E. Ática.
III - Poesia: Uma Reflexão - interagindo linguagens.
Textos poéticos, músicas, imagens, descrição, narração etc.
IV – Livros: Leitura livros série vagalume – Editora Ática.
V - Textos: Um circuito de significados!
VI - Dramatização: Uma Proposta de Expressividade!
Propostas para a Sala de Leitura:
II - Um mural menor: coberto com jornal, com contorno em cartolina, enfeitado com número para fixar concursos de:
Frases de incentivo à leitura;
Recontagem do livro em uma página;
Poesias.
III - Um mural maior: coberto com jornal, com contorno em cartolina, enfeitado com dominó para fixar:
Cantinho das possibilidades: Quem quer comprar um livro?
Atividade: O aluno pesquisa nos catálogos e se encontrar um livro que o interessa preenche a ficha coloca na caixinha de fichas)
Cantinho da Leitura.
Atividade: Se o aluno lê um livro e considera muito bom, ele o sugere para que os seus colegas o leia também .
Caixinha com fichas de cartolina colorida para fixar no mural.após preenchê-la por fora (com nome e autor do livro e nome e turma do aluno) e um breve relato sobre o valor do livro.
Tenha um livro ao seu alcance,
Novo ou velho – alfarrábios.
O saber é délivrance.
Ler é conversar com os sábios.
Renaud Boechat – Poeta Itaperunense
Vocabulário:
“Alfarrábios” (do latim Alpharabus) – significa aos farrapos.
Se você leu um livro e gostou.
Não fique aí parado... Pensando!!!
Sugira o livro para o seu colega.
Como fazer?
Pegue um cartão.
Coloque o nome e o autor do livro.
Explique porque você sugere a leitura do livro.
Fixe o cartão no mural.
Olá, alunos e alunas do Projeto de Leitura.
Estamos contando com a participação de todos.
Sejam criativos
Escrevam uma frase incentivando
às pessoas a adquirirem o hábito de LER.
Afinal, é a LEITURA que abre as portas do saber!!!
Use a imaginação...
Escolha um tema e recrie a realidade.
Escreva versos carregados de significados!
Alce seu vôo!!!
Escreva um poema fantástico e concorra!!!
Sabe aquele livro que você leu e guardou a história na memória?
Ele pode ser recontado por você.
Então, não perca tempo!
Faça um resumo e concorra com seus colegas.
Esse momento jamais será esquecido.
Boa sorte!!!
Professoras: Osmânia - Simone - Maria Joelma – Natalia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário