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Sou Valéria Cristina. Tenho licenciatura em Ciências Sociais - Sociologia. Extensão em Mídias na Educação - UFRJ Também sou O.T. (Orientadora Tecnológica).

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Blogs SUPERINTERESSANTE - Ciência Maluca

Apresentação

O objetivo desse blog é partilhar nossas experiências do ambiente acadêmico com a comunidade onde está inserida a unidade escolar, assim como entre nossos educadores e educandos. Sendo, portanto, ambiente de interação e divulgação. Ainda pretendemos que seja um ambiente para atualização da informação e conhecimento.

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Aos que não se sentirem à vontade com exibição de alguma imagem, favor contactar para que a mesma seja removida.

Aqueles que quiserem observar as fotos em tamanho maior, cliquem em cima destas.




quinta-feira, 29 de abril de 2010

Surto de gripe suína em escola, em SP preocupa pais.

29/04/2010 - 12h44
Surto de gripe suína em escola preocupa pais em SP


Um surto de gripe suína numa escola infantil preocupa pais e autoridades, em São Paulo. Onze crianças tiveram de ser afastadas do convívio com os colegas. Os alunos, que têm entre seis e sete anos de idade, não estão incluídos na campanha de vacinação do Ministério da Saúde.

http://educacao.uol.com.br/ultnot/2010/04/29/surto-de-gripe-suina-em-escola-preocupa-pais-em-sp-assista.jhtm
quarta-feira, 28 de abril de 2010

Capacitação PROJETO PDE

                           Capacitação      PROJETO PDE

                              ACONTECEU DIA 17 DE ABRIL DE 2010
                                Local: COLÉGIO ROTARY

                                  De 8 às 17 horas

“O Ensino da Língua Portuguesa com ênfase na aquisição de estratégias de leitura”.


Palestrante: Drª. MARIA DA PENHA FERREIRA DE ASSIS
Maria da Penha Ferreira de Assis possui graduação em Letras – Português/ Inglês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola/UEMG (1989). Mestrado em Letras – Área de concentração Língua Portuguesa - pela Universidade Federal Fluminense/UFF, com a defesa da Dissertação - A dêixis espacial no discurso pedagógico da formação de professores (2004). E Doutorado em Letras - Estudos Lingüísticos - com defesa da Tese – O domínio da espacialidade em manuais de Geografia das séries iniciais do Ensino Fundamental, também, pela Universidade Federal Fluminense/UFF (2008). Atualmente, é professora das Faculdades do Vale do Carangola - FAVALE/UEMG. Possui experiência na área de Língua Portuguesa, privilegiando em sua atuação como professora e pesquisadora, principalmente, os seguintes temas: leitura e produção de texto, discurso pedagógico da formação de professores, função discursivo-pragmática, estudo dos gêneros textuais, práticas de alfabetização e letramento. Coordena o projeto – À luz da Leitura - destinado à capacitação de professores da rede pública de Minas Gerais.


domingo, 25 de abril de 2010

Educar para Crescer - TECNOLOGIA: 33 sites que divertem e ensinam

Pedimos a 5 educadoras para avaliarem os principais sites com conteúdos educativos para crianças. Veja o que elas descobriram no site

http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/sites-educativos-504552.shtml
quinta-feira, 22 de abril de 2010

Uma homenagem à Terra Notícia - 22 abr 2010. Nesse Dia da Terra, Kumi Naidoo, diretor-executivo do Greenpeace Internacional, deixa seu recado: é preciso cuidar da Terra sempre.

Leia mais em http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/Uma-homenagem-a-Terra/
segunda-feira, 19 de abril de 2010

Internet também para aprender

Você é do tipo que sabe o nome de todos os personagens de todos os seriados dos últimos anos, mas nunca entendeu a árvore genealógica da família real portuguesa? Ou então do tipo que adora um game de corrida de carros, mas nunca entendeu as fórmulas de Física envolvendo velocidade?

Graças às novas tecnologias, essa situação pode estar com seus dias contados. É cada vez mais frequente o uso das novas tecnologias para lidar com matérias “espinhosas” de maneira mais simples e melhorar o aprendizado.

A internet, por exemplo, permite que você navegue por qualquer museu do Brasil, como por exemplo, o Museu da Língua Portuguesa (www.poiesis.org.br), para obter informações sobre as origens da nossa língua e suas influências. No site do Museu Histórico Nacional (www.museuhistoriconacional.com.br) você pode conferir o acervo e aprender mais sobre a História do Brasil.

Outra boa notícia: para visitar os grandes museus do mundo, não é mais preciso viajar para o exterior! A maioria deles pode ser visitada virtualmente, como é o caso do British Museum, em Londres, do Louvre, em Paris, e do Museu de História Natural, em Nova Iorque.

Se você se interessa por História e Geografia, nada como poder visualizar a evolução da história por meio de mapas interativos. O site Resources For History (www.resourcesforhistory.com) conta a história do Império Romano e dos celtas com a ajuda de mapas. Você pode conferir também a história de dominação e guerras no Mediterrâneo pelo site www.mapsofwar.com/ind/imperial-history.html.

Para quem sempre sonhou em ser escritor e adora inventar histórias, a Máquina de Quadrinhos pode ajudar a desenvolver a criatividade e exercitar a narração (www.maquinadequadrinhos.com.br), com a ajuda da Turma da Mônica. Já o site Travessuras de Eusébio (www.travessurasdoeusebio.com.br) convida crianças de 7 a 11 anos a escrever histórias sobre o tucano Eusébio, além de propor outras atividades artísticas.

O clubinho da Luna (www.clubinhodaluna.com.br), por sua vez, propõe jogos e promove a integração das crianças portadoras de necessidades especiais. Já o Cambitolândia (www.cambito.com.br) trata de maneira divertida questões sobre ecologia e saúde, no intuito de lutar contra a exclusão digital no Brasil.

É também possível aprender as matérias mais “assustadoras” – como Matemática, Física e Química – por meio de jogos bem divertidos. O Ministério da Educação e a Escola do Futuro da USP disponibilizam jogos criativos envolvendo noções de Física e Química. Basta acessar os seguintes links:

MEC

http://rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php

Escola do Futuro da USP

http://www.labvirt.fe.usp.br/indice.asp

http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=4057 

Campanha do Detran, Trânsito Responsa, em parceria com escolas e universidades fluminenses.

A campanha do Detran Trânsito Responsa, em parceria com escolas e universidades fluminenses, ganhou esta semana um espaço virtual onde alunos, professores e o DETRAN podem interagir, trocar ideias e expor trabalhos relacionados à Educação para o Trânsito.

Trata-se de um blog (www.transitoresponsa.blogspot.com) que será atualizado constantemente graças ao trabalho do DETRAN e das escolas e alunos de todas as redes do Estado do Rio de Janeiro. O blog foi lançado na Rede Estadual nesta quinta-feira, dia 15 de abril, durante as atividades do Trânsito Responsa no CIEP 355 Roquete Pinto, em Queimados.

"O nosso objetivo é que cada pessoa que receba educação para o trânsito transmita isso para suas famílias e amigos. Não adianta guardar só para ela. Queremos formar uma grande onda de comprometimento, de mudança de atitude, para construir um trânsito exemplar no Estado do Rio de Janeiro", explica Janete Bloise, coordenadora de Educação do DETRAN-RJ.

Essa mensagem foi passada aos 140 alunos do CIEP Roquete Pinto, que assistiram com atenção a um vídeo de 25 minutos sobre os perigos do trânsito e participaram de um quiz com 12 questões, valendo prêmios. "Foi uma alegria imensa ver a receptividade de todos. Durante o filme, eles se emocionaram e passaram do estado de euforia para a conscientização. Esperamos agora que eles façam acontecer a educação no trânsito", conta Bloise, que espera apresentar o Trânsito Responsa a 12 mil alunos ainda este ano.

A emoção foi ainda maior quando a diretora da escola anunciou que uma aluna do CIEP havia sofrido um acidente de trânsito na véspera. "Os alunos entenderam que o acidente não escolhe a sua vítima e que é preciso estar atento", diz Bloise.

Considerado por anos como um dos países menos seguros para o trânsito do mundo, o Brasil vem esboçando uma reação desde a aplicação da Lei Seca, em 2008. No Estado do Rio, os números são positivos: em 2009, houve uma queda de 14% no número de mortes no trânsito. Mesmo assim, são 2.373 mortes em um ano. Um número que ainda pode melhorar muito.

"Os resultados recentes mostram que podemos mudar. O acidente não ocorre por acaso, é possível preveni-lo", conclui Bloise.
http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/nas_escolas_transito.asp
domingo, 18 de abril de 2010

Projeto Dengue.






quarta-feira, 14 de abril de 2010

Treinamento do portal Professor On Line - Conexão Educação, com O.T. Valéria Machado.














































quarta-feira, 7 de abril de 2010

Dia da Saúde discute efeitos da urbanização sobre a qualidade de vida A meta é fazer com que as cidades ofereçam mais saúde para a população.

Leia mais em
http://msn.minhavida.com.br/conteudo/11129-Dia-da-Saude-discute-efeitos-da-urbanizacao-sobre-a-qualidade-de-vida.htm

Alunos da professora de física, Vilma Fernandes; apresentaram trabalhos e experimentos.

Lei de Responsabilidade Educacional poderá punir mau uso dos recursos

Agência Brasil

Uma proposta aprovada pelos participantes da Conferência Nacional de Educação (Conae) quer criar mecanismos para punir governantes - nas três esferas - que não aplicarem corretamente os recursos da educação. A chamada Lei de Responsabilidade Educacional seguiria os moldes da Lei de Responsabilidade Fiscal, mas não se restringiria aos investimentos, incluindo também metas de acesso e qualidade do ensino.

Ainda não existe um projeto de lei, o que foi aprovado pela conferência é o conceito da proposta. "Ela estabelece determinados deveres de cada nível de governo, de cada chefe do Poder Executivo. A função será estabelecer mecanismos melhores de controle, além de agilizar o gasto na área, que hoje é um problema grave", diz o especialista em economia da educação, Cândido Gomes.

O presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, Angelo Vanhoni (PT-PR), acredita que o debate vai chegar ao Congresso Nacional, mas ressalta que a prioridade dos trabalhos neste ano é aprovar o novo Plano Nacional de Educação (PNE), que irá vigorar de 2011 a 2020.

"Em ano eleitoral, como os candidatos estarão debatendo a educação com a sociedade, achamos que o ambiente é favorável para que projetos dessa envergadura possam ser discutidos. Esse debate pode, inclusive, acompanhar a votação do PNE", afirmou. Ele lembrou que já existem projetos de lei sobre o tema tramitando na Casa.

Para Gomes, no entanto, a aprovação de um projeto que pode punir os gestores públicos não será fácil. "Será preciso uma presença muito grande da sociedade civil, alianças com alguns partidos políticos e mesmo a atuação de organizações internacionais".

Uma das possibilidades seria incluir a proposta no novo PNE. Mas Gomes disse que é preciso criar um projeto de lei específico sobre a responsabilidade educacional, já que o plano tem vigência de apenas dez anos.

Para o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Carlos Eduardo Sanches, a Lei de Responsabilidade Educacional seria uma grande ferramenta para garantir "que os recursos da educação sejam efetivamente aplicados na melhora do desempenho dos alunos". Ele ressaltou que é importante que a legislação defina exatamente qual será o papel de cada um dos entes federados.

"Também será necessário melhorar a estrutura técnica e o quadro de pessoal das secretarias de Educação. Infelizmente, na maioria dos municípios, não temos pessoal qualificado para que a gente consiga avançar na aplicação dos recursos", acrescentou.

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,lei-de-responsabilidade-educacional-podera-punir-mau-uso-dos-recursos,534962,0.htm
segunda-feira, 5 de abril de 2010

Seeduc e Michelin lançam jogo virtual de educação no trânsito

Seeduc e Michelin lançam jogo virtual de educação no trânsito

Por Fernanda Valles

A Seeduc e a Michelin lançaram nesta segunda-feira, 5/04, no Centro Interescolar Estadual Miécimo Silva, em Campo Grande, a versão virtual do jogo educativo “Na Pista do Melhor Caminho". Estiveram presentes a subsecretária de Comunicação e Projetos da Seeduc, Delânia Cavalcante, o subsecretário de Gestão e Infraestrutura da Seeduc, Sergio Mendes, a coordenadora de Educação de Trânsito do Detran, Janete Bloise, e o Presidente da Michelin América do Sul, Jean-Philippe Ollier.


De acordo com Delânia Cavalcante, os alunos irão encontrar no jogo questões que também podem ser discutidas nas aulas de História, Geografia e Português.


- Assistimos hoje aqui mais uma parceria muito bem sucedida entre o governo e a iniciativa privada. Acreditamos que as novas tecnologias, se bem utilizadas, podem servir para trazem o bem para as pessoas. Com este jogo, o aluno vai aprender a ser melhor pedestre, motorista e cidadão.

Inicialmente vão ser capacitados Orientadores Tecnológicos (OTs) das 55 escolas estaduais selecionadas para o projeto-piloto, que irão sensibilizar aproximadamente 50 mil estudantes a partir de maio. Em junho, estarão nos sites Conexão Aluno (http://www.conexaoaluno.rj.gov.br), Conexão Professor (http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br) e da Michelin (http://www.michelin.com.br), os jogos com os tutoriais disponíveis para dowload, não só por todas as escolas estaduais, mas também para toda a população. Em setembro, na Semana Nacional do Trânsito, está previsto um torneio entre os colégios participantes da rede.

Segundo Janete Bloise, a Organização Mundial de Saúde tem chamado atenção para o trânsito como principal causa de morte entre os jovens.


- Nos últimos anos, cerca de 90 adolescentes, de 13 a 18 anos, morreram em razão de acidentes de trânsito no Rio de Janeiro. Por isso joguem, aprendam e levem este conhecimento para dentro de suas casas e também para suas comunidades.

O jogo “Na Pista do Melhor Caminho” foi idealizado em 2008, inicialmente no formato de tabuleiro, e transformado em jogo virtual para atingir um público maior de jovens. O projeto tem como alvo os estudantes do Ensino Médio, com o objetivo de reforçar os conhecimentos sobre normas, riscos e dispositivos de segurança no trânsito para aqueles que estão prestes a obter suas carteiras de motorista.

Para o presidente da Michelin, o lançamento do jogo é extremamente importante para a empresa.


- Procuramos sempre contribuir para melhorar a segurança no trânsito, e acreditamos que a maneira mais eficiente de se fazer isso é educar as pessoas.

Desde o dia 22 de março, alunos do 1º ao 3º ano do C.I. Miécimo da Silva estão jogando “Na Pista do Melhor Caminho” nos computadores da escola para acumular pontos. Hoje, os estudantes com as dez maiores pontuações disputaram a final e os cinco vencedores ganharam um passeio por três pontos turísticos presentes no mapa do jogo: Corcovado, Pão de Açúcar e Jardim Botânico, além de um almoço

O aluno Ricardo Medeiros, de 18 anos, que ficou em 3º. lugar na disputa, pretende tirar a carteira de motorista este ano, e acredita que o jogo vai lhe ajudar a ser um melhor condutor.


- O principal no jogo é ter prudência.

Primeiro lugar no concurso, Fellipe Machado, 16 anos, ficou feliz em visitar virtualmente um treino do seu time de coração, Flamengo.


- Não é tão difícil o jogo, é bastante dinâmico. Mas precisei pesquisar bastante conhecimento de trânsito para fazer uma boa pontuação.

http://www.educacao.rj.gov.br/index5.aspx?tipo=categ&idcategoria=638&idItem=4170&idsecao=13